Por que nós, os seres humanos, temos uma capacidade imensa de pensar?

Nós, os seres humanos, não temos os dentes mais afiados, não somos os melhores corredores, nem temos os músculos mais fortes, mas conseguimos caçar até um elefante se quisermos!

No tempo dos homens da caverna, o principal perigo para o homem era o meio onde ele vivia. As pessoas que conseguiram desenvolver formas de se defender de animais maiores, de se proteger do frio e de conseguir alimentos, puderam sobreviver. O homem aprendeu a usar o fogo, criou ferramentas, construiu casas, domesticou animais e inventou um monte de remédios.

A nossa capacidade de pensar continuou e continua crescendo. Hoje não nos preocupamos mais em nos defender de um leão, mas nos preocupamos em como vamos fazer pra ter amigos, pra ser um bom aluno, pra ter um bom emprego ou pra nos darmos bem com nossos pais e irmãos.

E pra conseguirmos tudo isso, dependemos da nossa vida social, ou seja, da rede de pessoas com quem convivemos. E, pra formar essa rede, usamos a nossa inteligência também. Na escola ou no trabalho nos aproximamos das pessoas com as quais temos mais afinidades, não é mesmo?

Então, o homem tem uma capacidade imensa de pensar e isso é importante, dentre outras coisas, para que ele possa viver bem em grupo, respeitando as pessoas à sua volta e fazendo com que elas o respeitem também.

One thought on “Por que nós, os seres humanos, temos uma capacidade imensa de pensar?