Onde fica a Universidade das Crianças?

As Universidades das Crianças (UC) estão presentes em várias cidades do Brasil. Em Minas Gerais, por exemplo, ela está presente na UFVJM, Ufop, São João Del Rey, e UFMG, cada uma com um jeito especial de ser. E olha que legal, elas fazem parte de uma rede mundial, então existem universidade das crianças em vários países do mundo!

Na UFMG, a sede da Universidade das Crianças fica no prédio da Biblioteca Central, no Campus Pampulha, em Belo Horizonte (MG), onde toda a equipe se encontra e discute o que será feito. Mas apenas a sede do projeto está neste lugar. Isso porque a UC também está presente nas escolas, onde se realizam oficinas, na internet e até mesmo nas casas de todas as crianças que enviam suas perguntas, lêem os textos, livros e assistem as animações.

No ano de 2020 e 2021, por conta da pandemia provocada pela doença COVID-19, todo o mundo precisou adaptar a forma de levar a vida e fazer as coisas. Com a Universidade das Crianças não foi diferente. Toda a equipe, formada por alunos e professores, não pôde mais se reunir presencialmente, e todos tiveram que produzir os conteúdos do projeto de sua própria casa. E assim, a Universidade das Crianças se tornou a casa de cada um da equipe e estava presente em várias cidades do Brasil: Belo Horizonte, São Paulo, Conselheiro Lafaiete, Imperatriz do Maranhão, Ibirité, e Ribeirão Preto.

Nós não sabemos quando vamos poder nos reunir novamente e voltar a realizar oficinas nas escolas. Mas enquanto esperamos esse momento, deixamos com essa pergunta o nosso agradecimento a todos que participaram e ainda estão participando conosco. Um agradecimento especial a você criança, pois sua criatividade e curiosidade é o impulso para que tudo isso aconteça.

Texto e ilustração de Bruna Dias

Venha conhecer mais temas, acesse: