Por que as cobras trocam de pele?

O Eric que tem 9 anos e estuda no Centro Pedagógico da UFMG nos perguntou por que as cobras trocam de pele. Para responder essa pergunta tivemos a colaboração do professor Jaime Bertolucci, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba:

Como todos os animais, as cobras têm que crescer. A pele delas dificulta o aumento de tamanho porque as escamas que protegem o animal contra a perda de água são duras. é comum uma serpente se livrar da camada superficial de sua pele, a epiderme, crescer e fabricar uma nova pele, do tamanho exato que necessita. Esse fenômeno leva o nome de muda ou ecdise.”

Muito interessante, não é mesmo?

3 thoughts on “Por que as cobras trocam de pele?