Por que temos que ir à escola?

A Letícia Polina, 12 anos, que mora em Diamantina/MG nos perguntou: “Por que temos que ir à escola?”

Oi Letícia! Eu amava ir á escola quando era criança; minha matéria favorita era ciências e eu gostava muito da hora do recreio e de encontrar com meus amigos. Porém, tinha dias que dava uma preguiça de acordar cedo e me perguntava “Por que temos quer ir à escola?”.

Bom, a primeira coisa que vem a cabeça quando penso em escola é estudar. É lá que aprendemos a ler, e isso é importante para lermos  aquela história em quadrinhos que gostamos; a escrever, que vai nos ajudar  a fazer bilhetinhos para nossos amigos e a fazer contas, que vai ser importante para comprar um pão de queijo na cantina. Ah, e todos os outros conhecimentos adquiridos na escola podem ser utilizados durante toda nossa vida, seja no trabalho, na faculdade, em momentos de lazer ou em qualquer outro lugar.

Além disso, na escola fazemos diversas atividades que contribuem para o nosso aprendizado. As provas, que às vezes nos dão dor de cabeça, nos ajudam a tomar decisões sozinhos.Tem os trabalhos em grupo que nos ensinam a trabalhar em equipe. E ainda tem aquelas apresentações em que ficamos na frente da turma, que pode ser até vergonhoso, mas nos ensinam a expor a nossa opinião.

A escola também é um lugar onde podemos conhecer vários coleguinhas com personalidades diferentes: sempre tem aquela pessoa que é bem quietinho, tem uns que conversam com todos, outros que não emprestam nada e ainda aqueles que estão sempre prontos para ajudar. E claro, tem pessoas com as quais nos identificamos e queremos ficar próximo delas, porém, é muito importante que saibamos respeitar e conviver com todos, independente das diferenças.

Apesar de ser um local onde podemos aprender, brincar e fazer amigos, algumas crianças podem se sentir desconfortáveis em ir para escola. Isso pode ocorrer por vários motivos: por causa de uma matéria difícil,por não conseguir fazer amigos, problemas em casa ou até mesmo por não gostar de acordar cedo. Outro motivo  é o bullying, que é quando uma pessoa te intimida,  xinga, empurra ou até mesmo te bate, e isso pode te deixar muito triste e sem vontade de ir para a escola. É importante que você não aceite isso, e caso aconteça com você ou com um colega, converse com as pessoas da sua casa, um amigo ou com o professor. A escola é um lugar onde passamos boa parte do nosso tempo, portanto, deve ser um local de aprendizado e paz.

Respondido por Amanda Martins e Ilustrado por Marianna Teixeira