Por que o sangue é vermelho?

Já parou para pensar sobre o por quê de o nosso sangue ser vermelho? A Gabriela, que mora em Cardeal Mota, a Lara, de Morada Nova e a Luísa que estuda no Centro Pedagógico da UFMG em Belo Horizonte, todas de 10 anos, certamente já. Foram elas quem deixaram esta pergunta para a gente, e quem ajuda a responder é a Débora D’ávila, professora no Instituto de Ciências Biológicas e coordenadora do Universidade das Crianças. Veja só o que ela disse:

“Realmente, eu também me perguntava de onde vem essa cor tão forte do sangue. A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos.

E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. é essa proteína, a hemoglobina, ligada à átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.

Com certeza, alguns de vocês já devem ter escutado falar nessa tal de hemoglobina. é ela que recebe o oxigênio que vem com o ar que respiramos e o leva a todas as células do nosso corpo. E essa ligação do oxigênio com a hemoglobina se dá através dos átomos de ferro.

Está vendo? Mamãe estava certa mais uma vez. Temos que comer alimentos ricos em ferro, como carne, feijão e espinafre. E agora você já sabe o porquê! Se falta ferro no nosso organismo, falta hemoglobina e oxigênio para as células. E isso se chama anemia. A criança anêmica fica fraquinha, desanimada, não quer ir a escola e nem mesmo brincar.

Nossa, viu só? Por trás do vermelho do nosso sangue, tem muita coisa legal pra se descobrir, mas eu fico por aqui.”

Ilustração: Bruno Sommerfeld

2 thoughts on “Por que o sangue é vermelho?