Por que as meninas têm os olhos meigos?

A Lara, que tem nove anos e mora em Caeté perguntou para o UC o seguinte: “por que meninas têm olhos meigos?”. Será que ternura no olhar é, como dizem, “coisa de menina”? Veja o que a psicóloga e mestranda em Educação pela FAE/UFMG, Cristina d’ávila Reis, contou para a gente sobre o assunto:

“Olhos meigos, cheios de ternura, doces, carinhosos… Quando a gente ouve alguém falar assim, já imagina que esses olhos são de uma menina, não é mesmo? Será que existe algo na menina que faz com que ela expresse meiguice no olhar?

Muitas pessoas que estudam as diferenças entre homens e mulheres têm mostrado como várias dessas diferenças são ensinadas às crianças desde pequenas. Muitas meninas aprendem que não podem ser agressivas, não podem brincar de lutar, não podem participar de brincadeiras agitadas. Alguns adultos costumam até mesmo dizer para as meninas que agem assim: ‘Para com isso, menina!’  ‘Você está até parecendo um menino!’ Você já ouviu alguém falando assim?

Em muitas famílias brasileiras, a menina aprende que deve brincar de boneca, de casinha, a cuidar dos irmãos e das irmãs menores. Aprende também que deve ser vaidosa, delicada, carinhosa, amorosa, meiga… Também na televisão, na escola, nos livros e em vários lugares, a menina tem aprendido a ser assim. Veja as princesas dos contos de fadas como parecem meigas…

Pois então: ser meiga é um ensinamento que tem sido passado principalmente para as meninas.  Simone de Beauvoir, uma filósofa famosa disse algo que nos ajuda a entender isso: ela falou que a gente não nasce mulher, mas a gente se torna mulher. Com isso, a filósofa quis dizer que a mulher não nasce com o jeito de ser “assim ou assado”, mas ela aprende o jeito de ser considerado feminino com as pessoas do lugar onde ela vive. E ser meiga faz parte desse jeito que muitas pessoas da nossa sociedade pensam que é feminino.

Mas, nas últimas décadas, em nosso país, esse pensamento de que meninas devem ser de um jeito e meninos devem ser de outro tem mudado. Quer um exemplo? Durante muitos anos, o corpo da mulher foi considerado não adequado para as lutas e os jogos agressivos, como o futebol. Hoje em dia, isso mudou: há meninas que aprendem   karatê, judô, futebol, capoeira, assim como os meninos. Assim, podemos encontrar, nos dias de hoje, meninas com diferentes formas de ser e de se comportar.

E aí, eu pergunto: será que todas as meninas têm os olhos meigos?”