O que é EEG e imageamento cerebral?

A Aline nos mandou essa pergunta pelo site e quem a responde também é Ciro Murad, aluno da faculdade de Medicina da UFMG:

“EEG é a sigla para eletroencefalograma. é um exame utilizado para medir a atividade elétrica do nosso cérebro. A pessoa fica deitada e são colocadas várias plaquinhas metálicas (chamados eletrodos) em sua cabeça. Esses eletrodos são conectados a um aparelho que converte os sinais elétricos em linhas traçadas em um papel.

Para você entender melhor, vou explicar um pouco como ele funciona. Cada parte do nosso corpo manda informações para o cérebro através dos nervos, que são como longos fios. Imagine como funciona a televisão de sua casa: a eletricidade chega até ela por meio de fios de alta tensão nos postes de sua cidade, e depois entra pela tomada. A energia elétrica transforma os sinais que vem da antena nos programas que você assiste. No seu corpo, os fios elétricos, ou nervos, trazem informações de cada parte dele e do meio ambiente.

No cérebro, a energia elétrica trazida pelos nervos é processada e traduzida em sensações, pensamentos e sentimentos. Para entender mais sobre esse assunto, confira também “Como funciona nosso cérebro?” Como você deve ter percebido, os sinais elétricos do EEG dão uma noção do funcionamento do cérebro. Esse exame permite identificar doenças que alterem a atividade elétrica do cérebro como a epilepsia.

Imageamento cerebral são exames que formam imagens do cérebro. é como se o médico pudesse enxergar através dos ossos da cabeça de seu paciente. As técnicas de imageamento cerebral funcional acrescentam uma informação valiosas ao exame: as áreas com atividade aumentada ou diminuída ficam mais visíveis nas imagens.

O exame mais comum de imageamento cerebral funcional é o PET (tomografia por emissão de pósitron). Apesar de extremamente úteis esses exames são caros e realizados em poucos locais.”

Interessante, não? Se quiser saber mais sobre o assunto, veja as perguntas que a gente tem aí ao lado!