E quando a gente gira nos brinquedos, vomita por que?

A Andréia, em resposta ao post “Por que a gente vomita?”, nos deixou um adendo interessante: o que mais nos faz vomitar além de comida estragada? Por que a gente vomita quando gira nos brinquedos?

Quem fala sobre o assunto é o estudante de Medicina da UFMG Ciro Murad. Segundo ele, o vômito é um mecanismo de defesa do nosso corpo, uma resposta do cérebro a algo de estranho que se passa no estômago. “Quando giramos em um brinquedo, o cérebro também envia um sinal aos músculos da barriga para que se contraiam, o que faz com que a gente vomite”. Mas por que isso acontece?

Isso tem a ver com o movimento de um líquido chamado “endolinfa”, que, de alguma forma, ativa “o centro do vômito” no cérebro: “a endolinfa, que fica no interior do ouvido, faz mexer pequenos cílios lá dentro quando temos a cabeça em movimento. Imagine a correnteza de um rio puxando as plantas para um lado depois para outro – é mais ou menos isso que acontece dentro do nosso ouvido. E essas células ciliadas, que ficam dentro do ouvido, informam nosso cérebro sobre a posição da nossa cabeça”, explica ele.

O que acontece é que, quando você para de girar, seu cérebro acha que você ainda está girando por causa do movimento da endolinfa (daí aquela sensação de estar “tudo rodando” quando você sai do brinquedo). Então, algo estranho acontece: “o ouvido avisa que estamos em movimento, mas a visão e os músculos dizem que já estamos parados. Os cientistas chamam isso de ‘conflito sensorial’”, diz Ciro. Isso mexe com o ‘centro do vômito’ no nosso cérebro e então, você já sabe o que acontece. “é a mesma coisa de quando estamos em um navio”, diz Ciro.

Quando mais o vômito pode acontecer? “Qualquer doença que atinja nossa barriga (principalmente a parte de cima dela, ou seja, o estômago) pode causar vômito mesmo que a pessoa não tenha comido nada. Nesse caso, as próprias células que revestem o estômago mandam a informação para o centro do vômito que algo está errado e desencadeiam o reflexo”, conta ele.   Pode acontecer de o nosso corpo querer se livrar de vírus e bactérias que possam ter vindo parar no estômago junto com os alimentos (pode ser que peguemos alguma coisa com a mão suja), e aí podemos ter diarréia, além de vomitar. Dica: “Nesse caso, na maioria das vezes a doença resolve sozinha e não é preciso ingerir remédios, o importante é se manter hidratado com bastante água e soro caseiro!”

“Por outro lado, as áreas do cérebro relacionadas com medo e apreensão também se comunicam diretamente com o centro do vômito, podendo ocasioná-lo. Isso acontece com alguma freqüência em pessoas ansiosas. Talvez você já tenha vivenciado a seguinte situação: na véspera daquela prova super difícil da escola, você sente aquele “embrulho” no estômago e você (ou algum colega seu) pode até vomitar!”.

Viu só que tem muito mais coisas que causam o vômito além de comida estragada?

One thought on “E quando a gente gira nos brinquedos, vomita por que?