O Projeto

Universidade das Crianças UFMG é um projeto de divulgação científica, que trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros. Você vai encontrar aqui algumas perguntas que as crianças nos fizeram durante os nossos encontros – sobre corpo humano, outros animais, plantas, astronomia e outros assuntos.

Quem Somos Nós

Artistas e cientistas, professores e alunos de alunos de pós-graduação e de diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), localizada em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Veja Bem...

Para entender melhor o nosso trabalho, leia o diário de bordo de uma das integrantes da nossa equipe,  clicando aqui. Confira também nossos textos na aba DIVULGAÇÃO.

A Rede

Em 2016 criamos a Rede Mineira das Universidades das Crianças, com o objetivo de expandir essas ações a várias cidades do interior de Minas Gerais.

Na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, a coordenadora do projeto é a Professora Luana Leite. Na Universidade Federal de Ouro Preto, a coordenadora é a Professora Luciana Hoffert. Na Universidade de São João Del-Rei, a coordenadora é a Professora Raquel Alves Costa.

Acesse a nossa página no Facebook e no Instagram!

Conheça a Equipe

Debora D’Avila Reis

Coordenadora do projeto

Meu nome é Débora d’Ávila Reis. Tenho duas filhas: Helena e Marina. Nasci em Ventania (Alpinópolis), uma cidade que fica no sul de Minas Gerais. Moro em Belo Horizonte desde os 2 anos de idade e desde 1996 sou professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Coisas que mais gosto na vida: goiabada com queijo, viajar com minha família e trabalhar no projeto Universidade das Crianças.

Lattes

Simon Brethé

Coordenador de artes

Meu nome é Simon Brethé sou professor da escola de Belas Artes com formação em artes na mesma escola. Curto muito a profissão de professor de cinema de animação, poder aprender e compartilhar o conhecimento com os alunos. Nos momentos de lazer gosto de uma boa conversa com os amigos, degustar uma boa comida e de vez em quando rabiscar alguns desenhos. Sou apreciador do “cicloturismo” e em breve pretendo fazer uma viagem de bicicleta por ai.

Lattes

 

Marcos Augusto de Sá

Colaborador permanente

Meu nome é Marcos Augusto de Sá. Nascido e criado em Belo Horizonte, adoro
confraternizar com meus familiares e amigos. Viajar e assistir bons filmes também me
agradam muito. Sou Fisioterapeuta e, desde a graduação, me apaixonei pela arte de
ensinar Anatomia Humana. Concluí o Doutorado em Biologia Celular na UFMG e
hoje sou Professor de Anatomia nessa instituição. Sou privilegiado por participar do
Universidade das Crianças. Meu objetivo? Devolver à sociedade um pouco do que foi
investido na minha formação.

 

Lattes

Marina Assis Fonseca

Colaboradora permanente

Meu nome é Marina Assis Fonseca. Quando não estou trabalhando na Faculdade de Educação, fico curtindo meu filhotinho, Elias. Sou bióloga, mas fiz doutorado em História por ter muita curiosidade sobre a cultura científica. Sou carioca com sotaque bem mineiro. Tenho saudades da praia, mas aqui nas Minas um banho gelado de cachoeira faz eu me sentir renovada.

Lattes