
Essa pergunta foi feita pelo Lucas Cunha Lignon de São José dos Campos, SP.
Que pergunta incrível!
As galinhas sofreram, ao longo dos anos, um processo chamado de evolução, que permitiu com que elas se adaptassem. Pois existia um empecilho quanto ao tempo de amadurecimento dos ovos, visto que os embriões ficam vulneráveis a predadores e desastres naturais. Assim, com o processo da seleção natural, as aves que tinham menos dentes, o bico foi ficando mais leve. Que por sinal está associado ao tamanho do corpo, podendo ser controlado por fatores genéticos e seu hábitos alimentares.
Como por exemplo, o pica-pau possui um bico longo, forte e reto, sendo capaz de comer insetos em troncos ou no chão. Já o pelicano-pardo possui o bico bem comprido com uma bolsa na garganta para guardar peixes e drenar a água do conteúdo recolhido antes de engolir.
Mas afinal, como elas conseguem comer?
Bom, nesse processo de evolução, o sistema digestório sofreu mudanças, para que fosse capaz de triturar os alimentos,. No papo, o alimento é armazenado por um tempo, que logo depois é conduzido ao estômago. O mesmo é dividido em químico, onde possui enzimas digestivas para processar o alimento e o mecânico onde ocorre a trituração; e é dessa forma que as galinhas se alimentam sem os dentes.
E você sabe por que algumas pessoas não nascem com os dentes sisos?
Texto produzido por Laryssa Michaelle Cruz e ilustrado por Luka.