Por que as folhas das árvores da cidade têm coberbura diferente das árvores da mata?

Essa pergunta foi feita pela Ariane de 10 anos,
Que pergunta legal!

Existem diversos fatores que modificam as diferentes formas das plantas, tais como, localização, clima, tipo de solo, etc. As plantas são diferentes e isso é bom! Cada planta está adaptada à condição em que vive, por exemplo: os pinheiros possuem troncos grossos, folhas em formato de agulha e são revestidas com uma camada serosa, para evitar a perda de água, em regiões de clima frio.

Nas cidades, as árvores estão expostas a maior poluição, a variações bruscas de temperatura, menor umidade e radiação solar mais intensa, o que pode levar ao acúmulo de poeira, fuligem e outros poluentes em sua superfície. No Brasil, quanto maior a cidade, pior fica. Com isso, as folhas tendem a apresentar folhagens grandes e finas e menor absorção estomática, ou seja, para absorver menos CO2 da atmosfera, em comparação com folhas de áreas rurais ou naturais.

Já na mata, as folhas estão em um ambiente mais úmido, protegido e equilibrado, com menor interferência de agentes externos, permitindo uma superfície mais limpa e adaptada à captação de luz e troca gasosa eficiente. Com isso, as folhas apresentam maior espessura e absorção estomática, sendo mais eficiente no uso da água, tendo menos desperdício e possuem maior resistência a estresses ambientais.

Assim, com o aumento de poluentes nas cidades, apesar das plantas absorverem o CO2, elas não se beneficiam tanto, pois esse acúmulo de gás carbônico altera seus ciclos, dificulta trocas gasosas e ameaça seu crescimento e produtividade. Tudo isso, pode fazer com que alguns alimentos fiquem com a qualidade ruim e algumas plantas fiquem menores ou com outras características diferentes das que sua espécie tem no campo.

Texto produzido por Laryssa Michaelle Cruz e ilustração feita por Clara Bemfica.

Apoio Fapemig
@fapemig e @redemineira.uc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *