
Você já se perguntou por que nós temos ansiedade?
A ansiedade faz parte de um conjunto de emoções e funciona como um alarme do nosso corpo, que alerta quando algo importante está acontecendo, nos mantendo seguros e nos ajudando a lidar com situações desafiadoras. Então, é normal que tenhamos uma preocupação excessiva acerca de diversos eventos ou atividades, mas isso pode ser uma coisa boa ou não tão legal assim.
Você sabia que é possível sentir alegria e ansiedade juntas? Nós podemos senti-las em algumas situações, como: ganhar um presente legal, brincar com nossos amigos, fazer uma viagem com nossa família, ou quando esperamos pelo Natal, e até mesmo quando a gente quer ir embora logo da escola.
No entanto, ela também pode estar associada à uma sensação de perigo, urgência, medo e insegurança, como em uma prova difícil da escola ou não saber se alguém que a gente ama está bem. Assim, quando o corpo é colocado em uma situação que é percebida como ameaçadora ou estressante, ele te prepara para enfrentar o perigo, e o primeiro sinal é a ansiedade em relação ao que irá acontecer e pessimismo em relação ao que pode vir. Essa reação faz com que a informação saia do nosso cérebro e percorra todo o nosso corpo, desencadeando uma série de reações e aquele medo do que está por vir.
Dessa forma, podemos sentir a respiração mais ofegante, o suor frio, o coração acelerado e aquela famosa sensação de borboletas na barriga, e tudo isso é consequência da ansiedade. Junto com essas sensações, alguns pensamentos indesejados também podem vir, como aquela vozinha na nossa cabeça que imagina todos os cenários ruins que podem acontecer: “E se não der certo? E se eu não conseguir? E se for muito difícil?”. Em meio a esse turbilhão de sentimentos, a tristeza pode aparecer e nos fazer chorar. Tudo isso é super natural e acontece com todo mundo, mas podemos usar alguns segredos que vão nos ajudar a melhorar essas sensações ruins.
Caso você sinta que a ansiedade está no controle, finja que você está cheirando uma flor e respire bem fundo e devagar. Depois, sem pressa, solte o ar, como se você estivesse querendo apagar uma vela. Esse exercício te acalmará e fará a ansiedade se aquietar, não deixando o medo e a tristeza entrarem em ação, apenas a alegria. Então nunca se esqueça de que você não está sozinho, que pode e deve sempre falar sobre os seus sentimentos e emoções com alguém que você confia. Inclusive, você vai ver que isso te ajuda muito e pode ser até divertido.
Texto feito por Laryssa Michaelle e revisado por Marcos de Sá.
Ilustração feita por Clara Bemfica.