Como as emoções afetam o nosso aprendizado?

Sabia que é essencial entendermos e administrarmos as nossas emoções? Elas influenciam nosso comportamento e, até mesmo, em nosso aprendizado, podendo torná-lo mais prazeroso ou mais desagradável.

É verdade que elas guiam a nossa atenção e esta, por sua vez, guia a memória e o aprendizado. Então, a forma como assimilamos as informações, possui um papel significativo na aprendizagem. Por exemplo, quando estamos alegres nossa motivação para aprender aumenta a memorização. Já quando estamos ansiosos e tristes bloqueamos nossa atenção para certas coisas que julgamos perigosas, tornando mais difícil prestar atenção no que tentamos aprender. Por isso, é impossível separar a saúde mental da aprendizagem.

Mas por que isso acontece? Nosso cérebro é o responsável por todos os processos que ocorrem no corpo. Dessa forma, ele recebe diversas informações dos olhos, ouvidos, nariz, outros sentidos e órgãos. Com isso ele processa as informações e gera pensamentos, ideias e ações, enviando a mensagem para todo o corpo. Uma das regiões responsáveis pelo processamento das emoções é a amígdala, localizada na parte inferior do cérebro. Ela faz parte do sistema límbico, que atua no processamento das emoções, mas também possui regiões que estão ligadas à formação das memórias e da nossa percepção de presente e passado, o que é fundamental para o aprendizado. Ou seja, a mesma região do cérebro que participa do aprendizado, também atua no processamento das emoções. Quando essas se encontram em equilíbrio, temos a sensação de segurança e satisfação, o que propicia mais atenção, interesse e, consequentemente, retenção de conhecimentos.
Por isso, buscar o equilíbrio das nossas emoções, a fim de gerar sentimentos de bem-estar e satisfação, nos ajudam a fortalecer nossas memórias e, assim, reter os conhecimentos que aprendemos.

Caso queira saber mais sobre o que são as emoções, recomendo que leia o nosso outro post: https://www.universidadedascriancas.fae.ufmg.br/perguntas/e-possivel-ligar-e-desligar-as-emocoes/

Texto produzido por Laryssa Michaelle Cruz e ilustrado por Gabriel Roberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *