Por que a gente morre?

Começamos a morrer quando nascemos. É isso mesmo que você leu!
Sabe quando você brinca bastante e fica “mortinho da silva”, só querendo saber de dormir? Agora pensa nisso multiplicado por mil! É mais ou menos isso que acontece dentro de nós quando morremos.
Mas calma! Pode brincar à vontade, esta é apenas uma forma de falar.
Dentro de nós existem milhares de células, que estão em todo lugar: em nossos olhos, boca, nariz, braços, coração, pés… Elas trabalham juntas o tempo todo para nos manter vivos e cheios de energia. Cansativo para elas, não é?
Quando a gente fica velhinho ou passa por alguma situação difícil, como uma doença séria ou um acidente, essas células podem acabar ficando tão cansadas, lentas e fracas, que acabam morrendo.
Mas calma, a morte de células não é necessariamente algo ruim, ela pode ser muito importante e ser uma boa notícia! Isso porque se uma célula sofre um dano no seu material genético , e fica meio “maluca” , então a morte desta célula é importante para que não se multipliquem descontroladamente gerando um tumor. Um tumor é um monte de células, “se achando”, crescendo sem controle ou no lugar errado. Chamamos este tipo de morte celular que acontece de maneira controlada e elimina células potencialmente perigosas de Apoptose.
Bom, agora que sabemos que a morte das células não é a morte do corpo e nem algo sempre ruim, vamos ver um outro tipo de morte celular, conhecida como necrose.
A necrose é um processo desorganizado que pode ocorrer devido a traumas físicos, falta de sangue e, portanto, de oxigênio, infecções ou exposição à toxinas.
Enquanto a apoptose é vital para a saúde e o desenvolvimento, a necrose geralmente indica algum tipo de dano ou doença.
Mas, peraí, você me perguntou porque a gente morre? Você entendeu que as células estão morrendo o tempo todo dentro de nós. Mas outras estão também sempre surgindo. Ao longo da vida a relação entre a quantidade que surge e que morre vai diminuindo, até chegar ao ponto que não conseguimos mais recompor as perdas e isso prejudica as funções dos órgãos vitais. Até que chega um dia em que todas as células morrem e nenhuma mais surge.
A maior parte da população no Brasil vive até os 75 anos de idade, mas isso varia bastante e alguns podem até passar dos 100 anos. De acordo com os cuidados com a saúde, o acesso a água tratada e outros recursos, as pessoas podem viver mais ou menos tempo.
Um estilo de vida saudável, uma boa alimentação e a mente tranquila nos ajudam a ter uma vida mais longa, porque mantém as nossas células saudáveis por mais tempo.
Brincar de correr, pular e jogar bola são coisas que além de divertidas, te ajudam a ter um corpo saudável e viver mais.
E você já brincou muito hoje?
Texto produzido por Larissa Moulaz e revisado por Marcos de Sá e Ilustração feita por Clara Bemfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *